Sindipetro Bahia não assinará com a Pecom, acordo que rebaixe salários e direitos
fevereiro 23, 2021 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia está negociando o primeiro acordo coletivo dos trabalhadores da empresa Pecom, que vai prestar serviço à 3R Petroleum no Campo da região de Rio Ventura, iniciando sua operação no mês de março. Já no mês de junho, a empresa deve assumir o Campo de Candeias, também através da 3R Petroleum.
Já aconteceram duas rodadas de negociação, mas sem avanço que pudesse levar ao fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), pois a diretoria da Pecom apresentou uma proposta rebaixando salários e direitos e com uma jornada de trabalho menor do que a lei estabelece. As condições de trabalho propostas pela Pecom foram tão rebaixadas que ficam abaixo, inclusive, das condições de algumas terceirizadas da Petrobrás.
O sindicato não vai aceitar proposta rebaixada de acordo coletivo, com salários menores e redução de direitos e de jornada. A entidade sindical já enviou à Pecom uma pauta de reivindicações (veja no final da matéria), onde constam os termos mínimos para o fechamento do acordo. O Sindipetro também enviou comunicado à 3R Petroleum informando a dificuldade de avançar nas negociações devido à postura da diretoria da Pecom.
O Sindipetro ressalta que está aberto às negociações, porém não aceitará um acordo rebaixado que prejudique os trabalhadores e nem redução de postos de trabalho.
A entidade sindical aguarda resposta sobre a pauta enviada. Só podemos negociar levando em conta uma pauta que mantenha direitos, empregos e salários dignos de acordo com a complexidade da atividade de cada um dos trabalhadores.
Clique aqui para ler ofício enviado à Percom
Clique aqui para ler ofício enviado à 3R Petroleum
Clique aqui para ler a pauta de reivindicações enviada pelo Sindipetro Bahia à empresa Percom
Tag: 3R Petroleum, 3RPetroleum, Acordo Coletivo de Trabalho, ACT, Campo de Candeias, negociações, PECOM, Perez, Rio Ventura, sindipetro bahia