Sindipetro convoca aposentados para ato em defesa da greve dos petroleiros, no dia 19/02, às 7h, no Torre Pituba
fevereiro 17, 2020 | Categoria: Notícia
A greve da categoria petroleira se fortalece a cada dia, ganhando adesões de diferentes bases do Sistema Petrobrás em todo o Brasil. A luta tem sido feita também pelos aposentados e pensionistas da estatal.
Na Bahia, o Sindipetro está preparando um grande ato, para essa próxima quarta-feira (19), às 7h, em frente ao Edifício Torre Pituba, que irá reunir todos os segmentos da categoria petroleira (ativos, aposentados, terceirizados). O objetivo é mostrar a força da categoria e dar uma maior visibilidade à greve.
Desde a histórica greve de 1995 – que durou 32 dias – da qual muitos trabalhadores, hoje aposentados, participaram ativamente, essa é a greve mais representativa da categoria.
Como em 1995, o atual movimento paredista tem sido pautado pela resistência. Na época, 25 anos atrás, a greve foi de fundamental importância para impedir a privatização da Petrobrás.
Hoje, a luta é ainda mais necessária, pois precisamos impedir a total destruição dessa grande empresa, que está se dando, em parte, de dentro para fora.
A tática do governo de extrema direita de Bolsonaro, que está sendo implantada pela atual gestão da Petrobras é a de acabar com os direitos da categoria petroleira, perseguir e enfraquecer as suas entidades representativas, para tornar mais fácil a venda das unidades da estatal.
Por isso, essa greve não diz respeito apenas aos trabalhadores que continuam na ativa. Ela está sendo feita para defender também os direitos dos aposentados e pensionistas.
Sem Petrobrás não há Petros e nem AMS. Dois direitos históricos que estão sofrendo ataques constantes da atual gestão da estatal.
A situação é muito grave e exige a união de toda a categoria.
Além da greve de 1995, muitos petroleiros aposentados participaram também de outro grande movimento paredista, que foi a greve de 1983, que abriu caminho, contribuindo de forma decisiva, para a realização da primeira greve geral durante a ditadura militar.
Pelo histórico de luta, os aposentados e pensionistas da categoria petroleira, mais do que ninguém, entendem o verdadeiro significado da palavra RESISTÊNCIA.
A FUP, os Sindipetros e os trabalhadores próprios e terceirizados do Sistema Petrobrás, precisam de vocês.
Participem do ato dessa quarta-feira (19), às 7h, em frente ao Edifício Torre Pituba. Tragam suas famílias. Vamos construir uma grande rede de solidariedade em defesa da Petrobras e do Brasil
Venham para a luta!
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: Aposentados e pensionistas, Fafen resiste, greve