Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022

de 10 á 17 de abril 2015

DANÇA

Agogô, Arêrê. Por Favor Não Aperte o Mamão

A nova coreografia do Balé do Tearo Castro Alves traz em cena a cidade de Salvador, seus conflitos, belezas e contradições. Com direção coreográfica do mineiro Tuca Pinheiro, em parceria com a dramaturga Carmen Paternostro, a coreografia retrata a cidade de Salvador ao se inspirar livremente na visão de dois artistas: o cantor e compositor Dorival Caymmi (1994-2008) e o artista plástico Miguel Rio Branco (1946). Entre os elementos incorporados no processo criativo da companhia também estão às ruas, o carnaval, as feiras, o sincretismo religioso, os terreiros e a importância da vanguarda cultural dos anos 50.

Agogô, Arerê. Por favornão aperte meu mamão

Dia: 12/04 às 11h

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves – Praça do Campo Grande

Ingresso: R$ 1,00 e R$ 0,50 (meia entrada). Os ingressão começam a ser vendidos sempre às 9h, somente no dia do espetáculo, com acesso imediato do público ao teatro.

Festival de Solos e Coletivos

O projeto celebra encontros afetivo-colaborativos entre esses dois agrupamentos de artistas de diferentes linguagens, que desenvolvem trabalhos de dança na Bahia. A ideia é promover a formação de plateia, além de possibilitar o intercâmbio artístico. Sendo assim, nesta edição serão apresentadas, no total, 15 obras de artistas de diversos bairros de Salvador e que têm a dança contemporânea como linguagem artística principal.

Festival de Solos e Coletivos

Entre... Vou passar um café! (Gilsamara Moura e Lulu Pugliese)

Sagração (Olga Lamas)

Nêgo (Ruben Tejedor)

Dia: 10/04 às 14h

Local: Dique do Tororó

7º Toca Que Eu Danço Dança Que Eu Toco

Tendo como base o improviso, os dançarinos criam movimentos, situações e performances a partir dos estímulos musicais.

7º Toca Que Eu Danço Dança Que Eu Toco

Dia: 11/04 às 20h

Local: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa de Cima, Aflitos

Ingreso: R$ 20,00 e R$ 10,00 ( meia)

Balé da Cidade de São Paulo

A  convite do Festival Viva Dança, a celebrada Compahia volta a Salvador apresentando três renomados coreógrafos da cena da dança européia, que deixaram marca em seu repertório ao longo de seus 47 anos. Uneven, do catalão, Cayetano Soto para nove bailarinos, “O Balcão de Amor”, duo do israelense Itzik Galili; e ainda “Cantata”, do italiano Mauro Bigonzetti, para vinte bailarinos, mostram as diferentes facetas desta companhia que vem encantando as plateias do Brasil e do mundo com a força artística do seu conjunto e o brilhantismo técnico de seus intérpretes.

Balé da Cidade de São Paulo

Dia: 10/04 às 20h

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 ( mea entrada)

Fukushima Mon Amour

O bailarino e coreógrafo japonês Tadashi Endo sempre encanta o público pela maestria dos seus trabalhos solos. Depois de “Butoh-MA”, “Ikiru - Réquiem para Pina Bausch” e “One-Nine-Four-Seven”, o artista chega à capital baiana com “Fukushima Mon Amour”.

O solo tem como mote o desastre causado por um tsunami, que fez explodir a Central Nuclear de Fukushima, e traz, também, fortes referências do Butoh-ma, estilo criado pelo artista.

Fukushima Mon Amour

Dias: 11/04 às 20h e 12/04 às 19h

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público do Palácio da Aclamação, Campo Grande

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

Samba de Roda

O grupo de Teatro Griô traz para o Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, a magia da dança popular com um show de Samba de Roda.

Samba de Roda

Dias: 11/04 às 20h e 12/04 às 10h

MÚSICA

Juçara Marçal apresenta Encarnado

Encarnado é o primeiro trabalho solo da cantora, que integra ainda o grupo Metá Metá, de São Paulo. O trabalho foi considerado o melhor disco do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA e o melhor disco compartilhado no Prêmio Multishow.

No repertório, compositores como Siba Veloso, Tom Zé, Douglas Germano, Gui Amabis e Itamar Assumpção, além de canções inéditas de Romulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e uma da própria cantora.

Duas guitarras, cavaquinho e rabeca, tocados por Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Thomas Rohrer compõe o álbum. No disco, há também a participação de Thiago França em duas faixas .

Juçara Marçal

Dia: 10/04 às 21h

Local: Teatro dos Balanços – Lalá Multiespaço – Rua da Paciência, Rio Vermelho

Ingresso: R$ 40,00

Tropical Selvagem

O novo trabalho reúne cinco canções num estilo pop, entre a canção brasileira e a música eletrônica. O show conta com participações especiais de Junix, Rebeca Matta, Manuela Rodrigues e Carla Suzart.

As músicas são resultado da união do compositor e músico Ronei Jorge; do produtor musical, arranjador e compositor João Meirelles e da artista visual e diretora de arte Lia Cunha.

Tropical Selvagem

Dia: 09/04 às 20h

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público, Campo Grande

Ingresso: Quanto quiser pagar.

Targino Godin

No show, o artista apresenta uma trajetória de duas décadas com grandes sucessos do sanfoneiro e clássicos do ritmo, além de passear por ritmos como o reggae e o axé, retratado em 25 canções. ‘Proibido Cuchilar’ e ‘Forró Desarmado’, além do clássico ‘Eu Só Quero Um Xodó’, estarão presentes no repertório do cantor.

Targino Godin

Dia: 10/04 às 22h

Local: Coliseu do Forró – Av. Otávio Mangabeira, Patamares

Ingresso: R$ 25,00 para Mulheres e R$ 30,00 para homens

Mil Milhas

No palco, o melhor do pop rock nacional e internacional se mistura às faixas autorais da banda Mil Milhas. O grupo que deu seu primeiro passo na década de 90, tocando em festas de aniversário, está prestes a completar 15 anos de carreira, tocando pop rock na terra do axé.

Mil Milhas

Dia: 10/04 às 22h

Local: Red River Café – Largo da Mariquita, Rio Vermelho

Ingresso: R$ 30,00

Nara Couto

O show tem como proposta estabelecer uma ponte musical entre o continente africano e a Bahia, através de seus compositores, em releituras contemporâneas de canções clássicas e novas propostas sonoras. Letieres Leite é o convidado especial da noite. O repertório procura as raízes da música africana, que nas últimas décadas alcançou projeção mundial, mas a apresentação também dá espaço à boa composição baiana.

Nara Couto

Dia: 10/04 às 20h

Local: SESC SENAC Pelourinho – Praça José de Alencar ( Largo do Pelourinho)

Ingresso: R$  20,00 e  R$ 10,00

Sambagolá  Orquestra Popular

A Orquestra Popular Sambagolá interpreta em show temático vinte canções compostas pelo reconhecido sambista baiano Batatinha.

Sambagolá  Orquestra Popular

Dia: 11/04 às 17h

Local: Cine Teatro Solar Boa Vista - Praça Marquês de Abrantes, s/n - Engenho Velho de Brotas

Ingresso: R$ 12,00 e R$ 6,00 ( meia entrada)

EXPOSIÇÔES

Mostra Narrativas Poéticas

A exposição apresenta 52 obras, de 34 artistas, acompanhadas por 48 poemas de 25 poetas. Pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do modernismo brasileiro serão apreciados pelo público.

A curadoria assinada por Helena Severo traz obras de Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Gilvan Samico, Cícero Dias, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake.O acervo também traz trabalhos recentes, de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis.Entre os poetas destacam-se três baianos: Gregório de Mattos, Waly Salomão e Castro Alves.

Mostra Narrativas Poéticas

Temporada: até 10 de maio. A visitação será de terças a sexta, das 13 às 19h; e sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

Local: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça

As Aventuras de Pierre Verger

A exposição reúne cerca de 270 imagens registradas por Verger em diversas partes do mundo, e, numa concepção sensorial e multilinguagem, propõe explorar outros sentidos do público e destacar o cruzamento da fotografia com vídeos, tecidos artesanais de diferentes países e artes sequenciais (quadrinhos).

Além das fotografias de Pierre Verger, onze ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello, conhecido também como Bua, acompanham o acervo.

As Aventuras de Pierre Verger

Temporada: A mostra segue em cartaz até 31 de maio, com visitação de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

Local: Museu de Arte da Bahia – MAM- Avenida Contorno, s/n Solar do Unhão

TEATRO

Cirque por Julieta

Segundo espetáculo do Núcleo Viansatã de Teatro Ritual apresenta através dos olhos da consagrada personagem shakespeariana Julieta uma das mais belas e tristes obras da ficção.

Dias: 10/04 e 11/04 às 19h

Local: Cruzeiro São Francisco – Pelourinho

A Vigança do Padre

O texto narra a revolta de um padre que joga as confissões dos fiéis no YouTube! A montagem utiliza uma linguagem bem baiana, escrachada e, ao mesmo tempo, reflexiva, permitindo uma total interação com a plateia. A peça está em cartaz, desde 2011, e tem se apresentado em diversos lugares,  com sucesso de público e crítica.

A Vigança do Padre

Dia: 11/04 às 19:30h

Local: Teatro XVII – Rua Frei Vicente, Pelourinho

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 ( meia)

Compadre de Ogum

Convivência de credos, diversidade étnica em Salvador, e sobretudo uma história sobre o valor da amizade verdadeira são elementos que permeiam a divertida trama baseada na obra de Jorge Amado: Os Pastores da Noite. Seu maior conflito é protagonizado pelo biscateiro Massu das Sete Portas: um homem negro que, com a ajuda de amigos, organiza o batizado na igreja de seu filhinho “galego". Até aí seria pouca novidade se o padrinho não fosse o orixá Ogum, que anuncia o batizado dentro da Igreja da Barroquinha.

Compadre de Ogum

Dias: 11/04 e 12/04 às 19:00h

Local: Centro Cultural Barroquinha – Igreja Nossa Senhora da Barroquinha, Praça Castro Alves

Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 ( Meia entrada)

FILMES

O Vento Lá Fora

Maria Bethania, ícone da música brasileira. Cleonice Berardinelli, imortal da Academia Brasileira de Letras. A união de dois grandes nomes do país lendo obras de um terceiro: Fernando Pessoa. Por dois dias - um deles com plateia, elas leram poemas do artista, em uma versão gravada da mesa mais concorrida da Festa Literária de Paraty 2013.

O Vento Lá Fora

Gênero: Documentário

País de Origem: Brasil

Duração: 64 minutos

Direção: Marcio Debellian

Elenco: Cleonice Berardinelli e Maria Bethânia

Exibição: Sala de Arte, Cinema do Museu às 17:10

Blind

Após perder a visão, Ingrid (Ellen Dorrit Petersen) resolve ficar isolada em sua própria casa, onde se sente mais segura. Seu grande parceiro nesta difícil adaptação é o marido (Henrik Rafaelsen). Mas quando as lembranças do mundo que ela conheceu vão desaparecendo gradativamente, ela percebe que o maior perigo está dentro de si mesma.

Blind

Gênero: Suspense/Drama

País de Origem: Noruegal

Duração: 96 minutos

Direção: Eskil Vogt

Elenco: Ellen Dorrit Petersen – Ingrid, Erle Kyllingmark – Bente, Fredrik Sandahl – Ciclista, Helga Guren - Anne-Lise, Henrik Rafaelsen – Morten, Isak Nikolai Møller - Kim (menino), Jacob Young - Ex-marido de Elin, Marius Kolbenstvedt – Einar, Nikki Butenschøn - Ove Kenneth, Steffen Skau Linnert – Garçom, Stella Kvam Young - Kim (menina), Tim Nansen – Médico, Vera Vitali – Elin, Veronica Berntsen - Vendedora jovem.

Exibição: Sala de Arte Cine Passeo sala 02. Pré- estreia apenas no sábado dia 11/04 às 18:50

Facebook oficial do Sindipetro Bahia Twitter oficial do Sindipetro Ba Canal no youtube oficial do Sindipetro Bahia Videolog Sindipetro Bahia

End.: Rua Boulevard América, 55, Jardim Baiano - Nazaré - Tel.: 71-3034-9313 | E-mail: [email protected]

Créditos do Site