Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

A Bahia não está à Venda: categoria petroleira segue se manifestando contra a privatização dos campos de produção do estado

julho 16, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia


A categoria petroleira segue firme na luta contra a privatização do Polo Bahia Terra, realizando o quarto ato da campanha “A Bahia não está à Venda” nesta quarta-feira (16) em Santiago, unidade de produção localizada no município de Pojuca. Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras da unidade atrasaram o início de suas atividades em protesto à venda dos campos de produção onshore da Petrobrás no estado, possibilidade aventada pela presidente da empresa em declaração à imprensa.

A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, criticou a postura da presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, lembrando que a empresa continua sendo estatal. “Em um governo que pensa em políticas voltadas para trabalhadores e trabalhadoras, [a Petrobrás] não pode pensar como o grande capital. É preciso pensar na sociedade, no seu entorno, no impacto que suas ações irão causar”, defendeu, apontando para a precarização da classe trabalhadora quando seus locais de trabalho são privatizados.

O aspecto público da Petrobrás também foi comentado pelo vice-presidente da CUT Bahia e diretor do Sindipetro-BA, Luciomar Machado. “Como empresa pública, [a Petrobrás] tem que ter responsabilidade social”, disse, definindo a declaração da presidente da estatal como irresponsável. “Se vender o Polo Bahia Terra for somente uma intenção da presidente, que essa intenção desapareça. É uma ideia completamente perversa pensar na privatização dos campos da Bahia”, criticou.

O deputado estadual petroleiro, Radiovaldo Costa (PT), lembrou do recente anúncio de investimentos da Petrobrás na Bahia. São R$ 16 bilhões planejados, para que em cinco anos a produção de petróleo no estado seja dobrada, destacando ainda outras vitórias da categoria petroleira obtidas com luta e mobilização. “A Bahia não vai se curvar, não vamos aceitar a venda do Polo Bahia Terra”, garantiu, convocando a categoria para se manter forte e unida contra a privatização de ativos da Petrobrás.

Tag: Bahia, Federação Única dos Petroleiros, petrobras, petroleiros, sindipetro, sindipetro bahia, Sistema Petrobrás, trabalhadoras, Trabalhadores

Busca

Últimas

  • A Bahia não está à Venda: categoria petroleira segue se manifestando contra a privatização dos campos de produção do estado
  • Preparatório para a COP30
  • Categoria petroleira continua mobilizada contra privatização do Polo Bahia Terra
  • FUP cobra isonomia no avanço de nível para trabalhadores do PCAC e posicionamento da Petrobrás sobre proposta unitária de Plano de Cargos
  • Petroleiros e petroleiras fazem grande ato contra a privatização do Polo Bahia Terra

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like